O ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PELA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GRUPOS DE PESQUISA, OBJETO DE UM PROJETO DE DOUTORADO EM ANDAMENTO. SITUAR AS CONTRIBUIÇÕES DE TAL PESQUISA EM ANDAMENTO FRENTE ÀS PRODUÇÕES ATUAIS, TORNA-SE RELEVANTE, ASSIM, A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2018 E A BASE FOI O PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), COM RECORTE TEMPORAL DE 2002 A 2018, POR CONTA DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 01/2002, QUE SINALIZA AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. OS RESULTADOS INFORMAM QUE A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES APARECE COM MAIOR ÊNFASE NA REGIÃO SUDESTE E ENFATIZAM A RELAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA POR PESQUISA COLABORATIVA. CONCLUI-SE QUE O OBJETO DE ESTUDO EM ANDAMENTO DENOTA SUA CONTRIBUIÇÃO POR DAR ÊNFASE A PESQUISA NA FORMAÇÃO, EVIDENCIANDO O PAPEL DO GRUPO DE PESQUISA COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE E COMO PROPICIADOR PARA A INSERÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATIVIDADE DE PESQUISA.