O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE IFAC, E TAMBÉM ABORDAR UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA E A OBRA DE ANÍSIO TEIXEIRA (1900-1971), APRESENTANDO COMO O SEU PENSAMENTO NOS AMPLIA UMA VISÃO CRÍTICA EM TODAS AS ESFERAS DA EDUCAÇÃO QUANDO SUAS MOTIVAÇÕES COMO EDUCADOR NOS MOSTRAM QUE AINDA DEVEMOS LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO DIGNA. O TRABALHO ABORDARÁ A IDEIA DE EDUCAÇÃO, AO MESMO TEMPO EM QUE FARÁ MENÇÃO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO EDUCADOR LEVANDO EM CONTA UMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA. O PROFESSOR MUITAS DAS VEZES COMPETE NÃO SÓ COM O DESAFIO DO EMPIRISMO DO ALUNO, MAS ESTE TAMBÉM SE DEPARA COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA QUE PERMEIA A VIDA DE TODOS OS INTEGRANTES DA NOSSA SOCIEDADE. NESTE SENTIDO, SERÁ APRESENTADO UM PRIMEIRO OLHAR A UM PIONEIRO DA EDUCAÇÃO, ANÍSIO TEIXEIRA, CUJO QUAL TEVE UMA LUTA BASTANTE EXPRESSIVA PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO PÚBLICA QUANDO AINDA VIVO, MAS QUE HOJE, APÓS DÉCADAS DE SUA MORTE, AINDA FAZ SENTINDO PARA OS QUE ZELAM POR ESTA EDUCAÇÃO. A PARTIR DO CONTATO COM OS ALUNOS, APÓS A REALIZAÇÃO DA AULA, E AO ANALISAR A PRÁTICA REALIZADA COM ELES, FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUANTO CARECE O ALUNO DE UM MEDIADOR QUE DE FATO SE INTERESSE COM O SEU APRENDIZADO. DESTA FEITA, O RELATO ABORDARÁ TODO PROCEDIMENTO REALIZADO EM SALA DE AULA VISANDO ASSIM, O APRENDIZADO DO ALUNO.