O TRABALHO APRESENTADO APRESENTA OS RESULTADOS DA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS POSSUEM CARÁTER PEDAGÓGICO E SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI POSSAM SEREM RESPONSABILIZADOS PELOS ATOS E CONVIVER EM HARMONIA COM A SOCIEDADE. NOS URGE ENTENDER COMO É QUE SE DÁ A RELAÇÃO ADOLESCENTE-ESCOLA NESSE PROCESSO. A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODAS AS PESSOAS, E AO ADOLESCENTE EM CONFLITO ESTE DIREITO DEVE SER GARANTIDO COMO A QUALQUER OUTRO ADOLESCENTE. A HUMANIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA COMUNIDADE NA ACOLHIDA PARA OS ADOLESCENTES QUE COMENTEM ATOS INFRACIONAIS, MUITAS VEZES NO TERRITÓRIO DA ESCOLA, É FUNDAMENTAL PARA O CUMPRIMENTO DA MEDIDA. ESTE TRABALHO APRESENTA AINDA INFORMAÇÕES COLETADAS COM TRABALHADORES DOS CREAS QUANTO A DIFICULDADE DA ACOLHIDA E PERMANÊNCIA DOS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. SABENDO QUE HÁ RELAÇÕES DE PRECONCEITOS E ESTIGMAS PARA OS ADOLESCENTES E PROFESSORES.