O PRESENTE TRABALHO BUSCOU UM MAIOR ENTENDIMENTO ACERCA DAS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA CIDADE DE ITAPIPOCA-CE. PARA ISSO, INVESTIGOU-SE POSSÍVEIS INDICADORES PARA ESSA DIFICULDADE, COMO O QUE IMPEDIU A FALTA DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ACERCA DA QUÍMICA, MOTIVOS QUE CAUSAM DESESTÍMULO NOS ALUNOS, ALÉM DE DIAGNOSTICAR COMO A FALTA DA RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS COM O COTIDIANO DO ALUNO PODE INFLUENCIAR NA SUA APRENDIZAGEM FAZENDO RELAÇÃO COM O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CAMPO, UTILIZANDO COM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO A PARTIR DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COM QUESTÕES ABERTAS QUE FORAM APLICADOS AOS ALUNOS DE UM CURSINHO POPULAR. COM ISSO CHEGOU-SE A RESULTADOS QUE MOSTRAM QUE NÃO HOUVE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS, POIS AO INICIAR O CURSINHO TINHAM A IMPRESSÃO DE ALGO NOVO A SER ESTUDADO. OUTRO FATOR IMPORTANTE OBSERVADO É A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS RELACIONANDO A VIDA E OS ESTUDOS. ALÉM DISSO, CONCLUIU-SE QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDADOS E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS DEVEM SER ADOTADAS PELO PROFESSOR NAS AULAS, POIS ASSIM SE IMPULSIONA TAMBÉM O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO ATRAVÉS DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.