PENSAR EM CRIANÇAS COMO SERES AUTÔNOMOS E ATIVOS EM SUA FORMAÇÃO PERPASSA POR COMPREENDER A SUA PRINCIPAL BASE DE COMUNICAÇÃO O DESENHO INFANTIL. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS POTENCIALIDADES DO DESENHO INFANTIL COMO PRINCÍPIO PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS DE ASTRONOMIA COM CRIANÇAS. A PESQUISA SE UTILIZA DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO QUE PRETENDE CONHECER E COMPREENDER O OBJETO, TECNICAMENTE ENVOLVENDO INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA PARA BUSCAR A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS. NOS UTILIZAMOS DE AÇÕES DIDÁTICAS EM SALA QUE TIVERAM A INFLUÊNCIA DE CONHECIMENTOS SOBRE ASTRONOMIA E O SISTEMA SOLAR. DURANTE AS ATIVIDADES TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE ESCUTAR AS CRIANÇAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E ENTENDER QUAL O INTERESSE DAS MESMAS QUANDO SE TEM O CONHECIMENTO COMO BASE. ASSIM A PESQUISA CONCLUIU QUE OS DESENHOS INFANTIS SÃO AÇÕES ATIVAS DE CRIANÇAS COMO PRINCÍPIOS PARA COMUNICAÇÃO COM O MEIO E ACABARAM SENDO DE TOTAL IMPORTÂNCIA PARA SE ENTENDER CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ASTRONOMIA