ESTE ARTIGO PROCURA MOSTRAR OS CAMINHOS PERCORRIDOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA, AINDA SEM EXPERIÊNCIA EM MODELAGEM MATEMÁTICA, NA CONDUÇÃO DE UMA TAREFA USANDO ESSA METODOLOGIA. ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL, COM ALUNOS DO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO. AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DECORRER DA ATIVIDADE E AÇÕES TOMADAS, COMO: A ESCOLHA DO TEMA, LEVANTAMENTO DE DADOS, FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS E HIPÓTESES, FORMULAÇÃO DO MODELO E VALIDAÇÃO, INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS, REPOSTAS PARA O PROBLEMA E MANEIRA DE APRESENTAR OS RESULTADOS AOS INTERESSADOS. A IDEIA É QUE O PROFESSOR POSSA TRABALHAR TÓPICOS DE MATEMÁTICA PARTINDO DE UM PROBLEMA COTIDIANO INDICADO PELOS ALUNOS, NESSE CASO A PRODUÇÃO DE LIXO EM SALA DE AULA. ESPERA-SE QUE O CONJUNTO DESSAS AÇÕES POSSAM AUXILIAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA A SE SENTIREM MAIS ENCORAJADOS, EM BUSCAR NOVAS PRÁTICAS EM SUAS AULAS E PRINCIPALMENTE OUSAREM PELA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ABORDAGEM MAIS FREQUENTE NO COTIDIANO ESCOLAR. ESSA PROPOSTA DE TRABALHO REQUER UMA PREPARAÇÃO DO PROFESSOR NO SENTIDO DE RECONHECER E IDENTIFICAR AS CONSTRUÇÕES.