ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL AVALIAR O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DOS PAPÉIS GÊNERO NA INFÂNCIA A
PARTIR DAS BRINCADEIRAS INFANTIS QUE SE DÃO NO ÂMBITO ESCOLAR; IDENTIFICAR OS PAPÉIS MASCULINOS E
FEMININOS DELINEADOS NA INFÂNCIA; AVALIAR COMO AS BRINCADEIRAS FAZEM A TRANSMISSÃO DOS SIGNOS DO
GÊNERO PARA A CRIANÇA E OBSERVAR COMO A MESMA SE COLOCA DIANTE DO GÊNERO. O ESTUDO FOI BASEADO EM
UMA COLETA DE DADOS ADQUIRIDOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO SEMI-ESTRUTURADA. SERVIRAM COMO BASE TEÓRICA
PARA ORIENTAR O TRABALHO DE CAMPO E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS COLHIDOS A OBRA DAS AUTORAS HELLEN BEE,
JOAN SCOTT E GUACIRA LOPES QUE TRATAM SOBRE A INVESTIGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO
NO CAMPO SOCIAL, SUA FUNÇÃO E SUA ATUAÇÃO NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO SUJEITO. UTILIZAMOS,
TAMBÉM A OBRA DE AUTORAS COMO DANIELA FINCO, FERNANDA WANDERLIND E JUCÉLIA SANTOS QUE TRATAM
ESPECIFICAMENTE DA RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE DE GÊNERO E BRINCADEIRAS INFANTIS.