NO PRESENTE TRABALHO, ANALISA-SE A RELAÇÃO E OS ENFOQUES QUE SÃO ESTABELECIDOS ENTRE A ECONOMIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA. NESTE SENTIDO, METODOLOGICAMENTE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E BASES BIBILIOGRÁFICAS ELETRÔNCIAS. ENTRE OS AUTORES TIDOS COMO REFERÊNCIA, DESTACAM-SE, POR EXEMPLO, CAMBI (1999), PASSOS (2008), HERRERO (2001) E LIBÂNEO (1996; 2001). DENTRE OS RESULTADOS, CONSTATAMOS QUE UMA DAS RELAÇÕES ENTRE A ECONOMIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA, SE DÁ ATRAVÉS DO CAMPO DA GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS OU PRIVADOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. OUTRO PONTO DE LIGAÇÃO SE DÁ ATRAVÉS DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO, QUE RESSALTA A RELAÇÃO DO INVESTIMENTO FEITO NA EDUCAÇÃO COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO E NA CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO. NESTA PERSPECTIVA, CONCLUÍMOS QUE A RELAÇÃO DA ECONOMIA DA EDUCAÇÃO COM A PEDAGOGIA TEM FORTE INCIDÊNCIA SOBRE A GESTÃO, OS CONDICIONANTES DA EDUCAÇÃO E A MOBILIDADE SOCIAL.