CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE, DAS TRADIÇÕES E DOS COSTUMES DOS QUILOMBOLAS NA PRÁTICA ESCOLAR, BUSCAMOS ANALISAR COMO OCORRE O PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR FORMAL NO QUILOMBO MIMBÓ QUE FICA SITUADO NA CIDADE DE AMARANTE NO INTERIOR DO ESTADO DO PIAUÍ. EM NOSSO PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA E A REVISÃO DE LITERATURA QUE SERVIU COMO SUPORTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MIMBÓ COMO PARA A COMPREENSÃO DE FORMAÇÃO DE QUILOMBOS NO BRASIL, ASSIM COMO PARA SUBSIDIAR A EMPIRIA OBTIDA DURANTE TODO O PERCURSO DE ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. DENTRE ESSES AUTORES PODEMOS DESTACAR MUNANGA (1996), SILVA (2004), RAMOS (1996), FUNES (1996), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. REALIZAMOS AINDA OBSERVAÇÃO IN LÓCUS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MIMBÓ COM VISTAS AO CONHECIMENTO DO ESPAÇO FÍSICO DO QUILOMBO E DA ESCOLA ALÉM DE REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA COM PROFESSORES E PAIS/RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA ESCOLA PRESENTE NA COMUNIDADE.