O TRABALHO SURGIU A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PARA SUBSIDIAR OS FUTUROS EDUCANDOS À COMPREENSÃO DOS DESAFIOS INERENTES A ESTA. COM ISSO, PRETENDE-SE COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, RESSALTANDO OS DESAFIOS E DIFICULDADES ENCONTRADOS E CONTORNADOS. O ESTUDO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OTÍLIA CORREIA SARAIVA. PARA A CONSTRUÇÃO UTILIZOU-SE A METODOLOGIA QUALITATIVA E, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM COMBINADA, ALGUNS MÉTODOS DE COLETA FORAM ADOTADOS, COMO: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES REALIZADAS. A AMOSTRA FOI ELABORADA COM A PARTICIPAÇÃO DE 343 DISCENTES DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 15 A 20 ANOS. NA INTERVENÇÃO PRÁTICA, PERCEBEU-SE QUE A MAIORIA CORRESPONDIA AO CONTEÚDO E ÀS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS, EMBORA AS AULAS PRÁTICAS TENHAM CONTRIBUÍDO PARA O DISTANCIAMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO EM ADOTAR UMA POSTURA MAIS ATIVA POR MEIO DA VIVÊNCIA. A INTERVENÇÃO EXTRACLASSE POSSIBILITOU AOS ALUNOS VIVENCIAR E COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES A PARTIR DOS ELEMENTOS DA NATUREZA, EXPERIMENTANDO OS DIFERENTES GESTOS E MOVIMENTOS NECESSÁRIOS DAS PROPOSTAS, A FIM DE DESPERTAR O ENTUSIASMO E A HARMONIZAÇÃO DO GRUPO NA BASE DO RESPEITO E VALORIZAÇÃO ENTRE OS COLEGAS E A NATUREZA. EM SUMA, O ESTÁGIO POSSIBILITOU A FORMAÇÃO EDUCACIONAL EM QUE O ALUNO TEVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE FORMA ORIENTADA E CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS E O ESTILO DE VIDA DOS ALUNOS, ESTABELECENDO CRITÉRIOS COM A FINALIDADE DE REALIZAR PRÁTICAS CORPORAIS SAUDÁVEIS.