Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE

Palavra-chaves: CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58084
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5001
    "inscrito_id" => 11307
    "titulo" => """
      A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE\r\n
      PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE
      """
    "resumo" => """
      É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À\r\n
      TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO\r\n
      NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E\r\n
      COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES\r\n
      LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE\r\n
      MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS,\r\n
      APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA\r\n
      (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES\r\n
      SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO\r\n
      PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS\r\n
      AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA\r\n
      POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA,\r\n
      EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11307_29092019183459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANILTON VICENTE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANILTON FERREIRA"
    "autor_email" => "jvfsertania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58084
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5001
    "inscrito_id" => 11307
    "titulo" => """
      A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE\r\n
      PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE
      """
    "resumo" => """
      É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À\r\n
      TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO\r\n
      NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E\r\n
      COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES\r\n
      LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE\r\n
      MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS,\r\n
      APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA\r\n
      (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES\r\n
      SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO\r\n
      PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS\r\n
      AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA\r\n
      POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA,\r\n
      EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11307_29092019183459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANILTON VICENTE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANILTON FERREIRA"
    "autor_email" => "jvfsertania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS, APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA, EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.