É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À
TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO
NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E
COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES
LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE
MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS,
APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
(MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES
SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS
AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA
POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA,
EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS.