O PRESENTE ESTUDO DISCUTE: COMO O PROFESSOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ANALISA A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE? JUSTIFICA-SE A OPÇÃO POR ESSE TEMA FOI DEVIDO A NECESSIDADE DE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, NO CONTEXTO SÓCIO EDUCACIONAL COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE IDENTIFICAR DE QUE FORMA A INTERDISCIPLINARIDADE ESTÁ INSERIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO, PIAUÍ. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS APONTARAM EM ANALISAR O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONHECER PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, COMPARAR OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE DIFERENTES IES. COM ISSO CONFERIU-SE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ADOTADA POR PESQUISADORES E PREDOMINANTE ENTRE OUTROS INVESTIGADORES. CONSTATOU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE SE IDENTIFICA, CADA VEZ MAIS, COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DO PROFESSOR, ACENTUANDO-SE A UNIDADE DESSE PROCESSO NA DIVERSIDADE DE SUAS FASES: FORMAÇÃO PRÉ-SERVIÇO OU INICIAL E FORMAÇÃO EM SERVIÇO OU CONTINUADA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO INSTALADAS EM FLORIANO OFERECEM EM SEUS CURSOS METODOLOGIAS A ALTURA PARA QUE O PROFESSOR EXERÇA A INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA. DESSA FORMA FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS E COMPARANDO A PROPOSTA E AS METAS ENTRE ELES. PERCEBEU-SE QUE A OFERTA DE CURSOS E A QUALIDADE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DOS FORMANDOS. PORTANTO PERCEBEU-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS SUPERIORES NA FORMAÇÃO INICIAL VEM ACONTECENDO GRADATIVAMENTE DE FORMA SISTEMÁTICA.