ASSIM COMO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO, OS DEMAIS PROFISSIONAIS TAMBÉM ENFRENTAM DESAFIOS, POIS SE FAZ NECESSÁRIO ADAPTAR-SE À NOVA REALIDADE E BUSCAR MEIOS PARA SE QUALIFICAR E SE ADEQUAR A ESSE NOVO TEMPO. DIANTE DESSA REALIDADE, O ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID E SUAS COLABORAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPB - CAMPUS SOUSA. PARA A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, EMBASOU-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁCTER DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO. OS DOCUMENTOS QUE A FUNDAMENTARAM FORAM O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPB – CAMPUS SOUSA E OS EDITAIS DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A PESQUISA APONTA QUE A IDEIA DOS PROGRAMAS É ENRIQUECER A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS DOCENTES, ALÉM DE FORTALECER AS PARCERIAS ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DESTA FEITA, PODE-SE CONCLUIR QUE OS PROGRAMAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO EM VISTA QUE SEUS PARTICIPANTES DESENVOLVEM PRÁTICAS EMBASADAS NA REALIDADE ENCONTRADA EM SALA DE AULA. ASSIM, CONSTROEM SUA PRÓPRIA IDENTIDADE PROFISSIONAL, NA MEDIDA EM QUE SE INTEGRAM COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS ENCONTRADAS.