AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO. INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, ANGICAL, 2019. ESTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO. A PESQUISA TEVE COMO CAMPO DE ESTUDO A UNIDADE ESCOLAR DEMERVAL LOBÃO NA CIDADE DE ANGÍCAL DO PIAUÍ. O OBJETIVO DA PESQUISA É IDENTIFICAR TAIS DIFICULDADES POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS, A MESMA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONTENDO UMA REVISÃO LITERÁRIA DE VÁRIOS AUTORES QUE DISSERTAM SOBRE O TEMA E A PESQUISA DE CAMPO, COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS ENVOLVIDOS. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS NO QUESTIONÁRIO MOSTRA ALGUMAS DIFICULDADES SOBRE CERTOS CONTEÚDOS, PODENDO DESTACAR ASSIM AS OPERAÇÕES BÁSICAS (PRINCIPALMENTE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO), NÚMEROS, SISTEMA DE NUMERAÇÃO E GRANDEZAS E MEDIDAS. ASSIM, PODE – SE CONCLUIR QUE PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO É FUNDAMENTAL E NECESSÁRIO AO PROFESSOR INOVAR E DIVERSIFICAR A METODOLOGIA UTILIZADA A FIM DE INCENTIVAR OS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AINDA CRIAR INTERESSE PELO CONTEÚDO. ESSA NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, NEM TRARÁ RESULTADOS IMEDIATOS, MAS É PRECISO, TENDO EM VISTA AS NECESSIDADES EXISTENTES NAS ESCOLAS