TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOS E REFLEXÕES EXTRAÍDAS A PARTIR DA VISÃO DE UMA PROFESSORA DA REDE DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CEARÁ, SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA VISÃO DO PROFESSOR NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE QUÍMICA. APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO, COM QUESTÕES ABERTAS, ONDE PROFESSORA TINHA TOTAL LIBERDADE PARA DISCORRER SOBRE SUAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, METODOLOGIAS UTILIZADAS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS OBSERVADAS DURANTE SUAS AULAS E A BUSCA POR METODOLOGIAS EDUCATIVAS QUE POSSAM FACILITAR A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO SEU COTIDIANO, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA O ENSINO-APREDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O OBJETIVO DE COLETAR DADOS QUE POSSAM GERAR DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE QUÍMICA.