ESTE ESTUDO DESTACA ASPECTOS DA EQUIDADE E DIFICULDADES ENCONTRADAS DE FORMA APARENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA. MOTIVADA PELO IDEAL DE DISTRIBUIÇÃO DE PARTICIPAÇÕES EM AULAS DE MATEMÁTICA, QUE LEVAM OS ESTUDANTES A MELHORAREM SEU DESEMPENHO ACADÊMICO, ESTA PESQUISA RETRATA A TEORIA DAS DIMENSÕES DE EQUIDADE TRABALHADAS PELA PROFESSORA ROCHELLE GUTIÉRREZ, VOLTADA PARA O ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, E APRESENTA A DIVISÃO DESSAS DIMENSÕES, ALÉM DE SUAS CARACTERÍSTICAS E POSSÍVEIS APLICAÇÕES. DE FORMA SUCINTA, PROCURAMOS ESBOÇAR COMO O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SE CONTRABALANCEIA COM AS TEORIAS DAS DIMENSÕES DE EQUIDADE, PERPASSANDO POR PONTOS COMO A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONTEÚDOS APLICADOS, ASSIM COMO A INFLUÊNCIA DO MATEMÁTICO BRASILEIRO UBIRATAN D’AMBROSIO NESTE ENSEJO. AO FINAL, RESSALTAMOS QUE A CONSTANTE PESQUISA NA ÁREA DA EQUIDADE MATEMÁTICA SE FAZ PRIMORDIAL PARA ALCANÇARMOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS EM NOSSAS AULAS.