NESTE PRESENTE ARTIGO FAZ-SE NECESSÁRIO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ÂMBITO ESCOLAR. DIANTE DISTO COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AINDA CONTINUAM SENDO AS MESMAS. A TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI NO PROCESSO EDUCATIVO ESTABELECE NOVO CONCEITO PEDAGÓGICO, A ESCOLA NECESSITA DESSA FERRAMENTA PARA VIABILIZAR E ATENDER ÀS NECESSIDADES DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA REALIZAR ESTE PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE EDUCACIONAL DAS ESCOLAS EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS, DISCERNINDO QUAIS OS PENSAMENTOS DOS ALUNOS NO QUE SE REFERE AO TEMA ABORDADO E COMPREENDER OS BENEFÍCIOS DE SEU USO A SER IMPLEMENTADOS NA SALA DE AULA. TODAS ESSAS ANALISES ESTÃO ALICERÇADOS EM APORTES TEÓRICOS QUE SERVIRÃO DE BASE PARA TODA A PESQUISA COMO: ALMEIDA (2000) E CARVALHO (2000), VIANA (2004), ENTRE OUTROS, ESSES SÃO ALGUNS DOS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A PRESENTE PESQUISA. ALÉM DISTO OS RESULTADOS NOS PROPORCIONARAM A COMPREENDER A REALIDADE VIVENCIADA NA SALA DE AULA EM RELAÇÃO AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS.