Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES

Palavra-chaves: TICS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61720
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5389
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019095137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61720
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5389
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019095137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.