O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61720 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5389 "inscrito_id" => 14411 "titulo" => "O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019095137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA" "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61720 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5389 "inscrito_id" => 14411 "titulo" => "O USO DAS TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DAS CONTRIBUIÇÕES AS DIFICULDADES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019095137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA" "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }