A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUANDO UTILIZADAS COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO SOB A ÓTICA DOS MEIOS DIGITAIS, FAVORECENDO ASSIM O SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ALÉM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, BUSCOU-SE ENTENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FAZER O USO DAS TICS NA SUA PRÁTICA DOCENTE, VERIFICANDO AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIO ENCONTRADOS POR ELES. O TRABALHO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO ALGUMAS REFERÊNCIAS PONTUSCHKA (2007), MOURAN (2003), VALENTE (1993) E LIBÂNEO (2008), E POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI FEITO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, ENVOLVENDO CINCO PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS PROFESSORES TÊM PLENA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OUTRO LADO, ALGUNS IDENTIFICARAM DIFICULDADES QUANTO AO SEU USO, DEMONSTRANDO QUE EM ALGUMAS DAS ESCOLAS AS TECNOLOGIAS SÃO INSUFICIENTES PARA ABARCAR A QUANTIDADE DE ALUNOS E PROFESSORES, CONSTATANDO QUE FALTA TEMPO PARA SE PLANEJAR AULAS QUE INCLUAM AS TICS EM SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E, PARA ALÉM DESSES PROBLEMAS, HÁ TAMBÉM A FALTA DE UMA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL QUE DÊ SUPORTE PARA SE TRABALHAR COM ESSES RECURSOS, HAVENDO ASSIM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DESSES QUANTO AO USO ADEQUADO DAS TICS.