NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61211 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 793 "inscrito_id" => 9674 "titulo" => "NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA" "resumo" => "O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES. O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PERFIL DOCENTE, COMPETÊNCIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ADAPTABILIDADE, ADAPTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9674_04102019142357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BLASIUS SILVANO DEBALD" "autor_nome_curto" => "BLASIUS" "autor_email" => "blasius@uniamerica.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA/PR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61211 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 793 "inscrito_id" => 9674 "titulo" => "NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA" "resumo" => "O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES. O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PERFIL DOCENTE, COMPETÊNCIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, ADAPTABILIDADE, ADAPTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9674_04102019142357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BLASIUS SILVANO DEBALD" "autor_nome_curto" => "BLASIUS" "autor_email" => "blasius@uniamerica.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA/PR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }