O NOVO PERFIL DOCENTE COM METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMÉRICA, REESTRUTUROU O PERFIL PROFISSIONAL E A PRÁTICA EDUCATIVA, FOCANDO-OS NA MEDIAÇÃO AO INVÉS DA EXPOSIÇÃO, MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO. A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. DESTACA-SE TAMBÉM A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE, COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES COMO MEDIADOR, ORIENTADOR, PRECEPTOR E FACILITADOR DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, COM ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DOS APRENDENTES. O ESTUDO CONCLUIU QUE AS MUDANÇAS TENDEM A SER BEM-SUCEDIDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SE OS DOCENTES ADERIREM E SE FOR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NÃO IMPOSIÇÃO DAS MANTENEDORAS, NO CASO DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS.