ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR ESTAGIO SUPERVISIONADO I, QUE PERMITIU VIVENCIAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. TEM POR OBJETIVO REFLETIR E COMPREENDER ACERCA DOS [RE]SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO MOMENTO DE LEITURA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA TURMA DO PRÉ II (5 E 6 ANOS), EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE ASSÚ/RN. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, BUSCASSE DIALOGAR COM KISHIMOTO (2013), ACERCA DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA E SUAS CONTRIBUIÇÕES, MITJÁNS (1997), NO QUE DIZ RESPEITO AO USO DA CRIATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA, E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2017), A FIM DE RECONHECER OS DIREITOS DA CRIANÇA E GARANTI-LOS NA PRÁTICA. COMPREENDE-SE, PORTANTO, A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA/PELAS CRIANÇAS, COMO ESTRATÉGIA E ATIVIDADE QUE CONTRIBUI PARAO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E ESCRITA, COMO TAMBÉM PARA A SUA CONSTRUÇÃO COMO SUJEITO CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO.