ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER AS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO, E NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES ENVOLVIDOS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. O GESTOR É UM PROFISSIONAL MUITO IMPORTANTE NA ESCOLA, POIS ELE SERÁ CONSIDERADO COMO UM ORIENTADOR PARA AS REALIZAÇÕES DAS AÇÕES NA INSTITUIÇÃO, E ALÉM DE LIDERAR DEVE FAVORECER A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS OS PROFISSIONAIS, DESENCADEANDO ASSIM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA, ONDE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPA DAS TOMADAS DE DECISÕES E DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. DIANTE DISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO A PARTIR DA DISCIPLINA DE GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE DIFERENTES MUNICÍPIOS, SENDO MASSAPÊ, VIÇOSA DO CEARÁ E SOBRAL. ESSE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO UM QUESTIONÁRIO. EVIDENCIA-SE COMO PERGUNTA PRINCIPAL: COMO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ESTÁ PRESENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS? PARA TANTO FORAM REALIZADAS CONSULTAS EM DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E NA LITERATURA DE CARVALHO (2004), GADOTTI (2002), LIBÂNEO (2008), LUCK (2009), VEIGA (2002) ENTRE OUTROS. ATRAVÉS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AMBAS AS ESCOLAS TRABALHAM COM O MODELO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, E CONSIDERAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES, PAIS E ALUNOS CONTRIBUEM PARA UM ENSINO DE QUALIDADE.