EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É COMPREENDIDA COMO O PROCESSO PELO QUAL TODAS AS FORMAS DE VIDA SE MODIFICAM AO LONGO DAS GERAÇÕES, ALÉM DO ENTENDIMENTO DA ORIGEM DE TODOS OS SERES VIVOS, INCLUSIVE DOS SERES HUMANOS. ENTRETANTO ENSINAR EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO BÁSICO SE CONSTITUI UM GRANDE DESAFIO, POR SER CONSIDERADA COMO UMA TEMÁTICA POLÊMICA, SUSCITANDO MUITOS DEBATES ENTRE A TEORIA CIENTÍFICA E CRENÇAS PESSOAIS QUE CONSTITUEM A BASE DE “TEORIAS ALTERNATIVAS”. OS PCNEF E O BNCC INCENTIVAM O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS A FIM DE MELHORAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICO E O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. CONSIDERANDO TUDO ISSO, NESTE ESTUDO ELABORAMOS E AVALIAMOS UM JOGO DE TABULEIRO COMO UMA METODOLOGIA VIÁVEL PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL. O N AMOSTRAL CONTOU COM 246 ALUNOS DO 6º AO 9° ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE IMPERATRIZ-MA. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM INSTRUMENTO ELABORADO AFIM DE AVALIAR O CONHECIMENTO PRÉ E PÓS-JOGO, QUE SE MOSTROU VIÁVEL ATRAVÉS DO COEFICIENTE ALFA DE CRONBACH (α = 0,71). A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE O JOGO DE TABULEIRO “EVOLUÇÃO E O SER HUMANO” SE CONSTITUI UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA O ENTENDIMENTO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DEMOSTRANDO MELHORAS SIGNIFICATIVAS EM 3 DOS 8 CONCEITOS ABORDADOS, NÃO SENDO CONTATADO NESSE ESTUDO INFLUÊNCIA DE CONCEPÇÕES RELIGIOSAS POR PARTE DOS ALUNOS.