ESTE TRABALHO ANALISA A PRESENÇA DA SOCIOLOGIA ESCOLAR NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) ENTRE 2009 E 2018. A NOSSA HIPÓTESE É QUE A DISCIPLINA PODE FIGURAR COMO IMPORTANTE FONTE DE CONCEITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO NO INTERIOR DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, VISTO QUE ORIENTA TANTO NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ASSUNTO SUGERIDO QUANTO NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA LEVANTADO. METODOLOGICAMENTE, OS TEMAS DAS REDAÇÕES FORAM EXAMINADOS SEGUNDO QUATRO CRITÉRIOS: I) SE O TEMA ESTÁ NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA DIRETA OU INDIRETAMENTE; II) A MANEIRA COMO A SOCIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DETERMINADO ASSUNTO DA REDAÇÃO; III) QUE EXPRESSÕES E CONCEITOS USADOS NA SOCIOLOGIA PODERIAM SER USADOS NAS REDAÇÕES; E IV) QUE INTERDISCIPLINARIDADE ENVOLVENDO SOCIOLOGIA E OUTRAS DISCIPLINAS DE HUMANIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA AQUELE TEMA OFERECE. COM ISSO, PROCURAMOS DEMONSTRAR QUE HÁ UMA SINCRONIA ENTRE A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM E O PROGRAMA DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, DE MODO QUE A DISCIPLINA PODE, COM SEUS CONCEITOS E EXPRESSÕES, AUXILIAR O CANDIDATO EM ARGUMENTAÇÕES QUE SUPEREM JUÍZOS DE SENSO COMUM, VISANDO, PRINCIPALMENTE, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL LASTREADA NA DEFESA DA DEMOCRACIA, NA CONCORDÂNCIA COM A DIVERSIDADE E NO COMBATE AOS PRECONCEITOS. EM CONSEQUÊNCIA, A PROVA DO ENEM, AQUI EXEMPLIFICADA PELA REDAÇÃO, TEM SERVIDO DE IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.