A ESCOLA POSSUI PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE, EXERCENDO UMA AÇÃO EXPRESSIVA NA PREVENÇÃO DA PERDA
DO CONHECIMENTO POPULAR, NESTE SENTIDO, O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOLOGIA DEVE ANALISAR A NOÇÃO
PRÉVIA DOS ALUNOS UTILIZANDO-O COMO UM ELEMENTO ATRATIVO PARA OS MESMOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA
DA EROSÃO CULTURAL ATUALMENTE, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES PODE SER INVESTIGADO COM UTILIZAÇÃO
DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS NO RESGATE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS PLANTAS QUE FAZEM PARTE DO
SEU COTIDIANO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTE ESTUDO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS
SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, VERIFICANDO SE O
ETNOCONHECIMENTO PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTA PESQUISA É DESCRITIVA, DE CARÁTER
QUALITATIVO, COM AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS, E “BOLA DE NEVE” UTILIZANDO DOIS QUESTIONÁRIOS
SEMIESTRUTURADO, UM PARA OS ALUNOS, E OUTRO PARA OS ADULTOS QUE OS ALUNOS ENTREVISTARAM. ANALISOU-SE
QUE OS ALUNOS APRENDERAM MAIS DA CULTURA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO, QUE AS MAIORIAS FAZEM
USO DE PLANTAS COM FINS MEDICINAIS, E OBTÊM CONHECIMENTO PELA TRADIÇÃO OU POR MÍDIA, ALÉM DOS ALUNOS TEREM SIDO COLOCADOS COMO PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, INSTITUINDO UM SER ATIVO
E INVESTIGATIVO. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS É POSSÍVEL TRABALHAR VÁRIOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE
BOTÂNICA, ALÉM DE PROPORCIONAR TROCA DE INFORMAÇÕES E O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS DOS SABERES CULTURAL.