Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BIOLOGIA: RESGATE CULTURAL DO ETNOCONHECIMENTO ASSOCIADO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

Palavra-chaves: CONHECIMENTO POPULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60249
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2573
    "inscrito_id" => 9449
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RESGATE CULTURAL DO ETNOCONHECIMENTO ASSOCIADO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS"
    "resumo" => """
      A ESCOLA POSSUI PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE, EXERCENDO UMA AÇÃO EXPRESSIVA NA PREVENÇÃO DA PERDA\r\n
      DO CONHECIMENTO POPULAR, NESTE SENTIDO, O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOLOGIA DEVE ANALISAR A NOÇÃO\r\n
      PRÉVIA DOS ALUNOS UTILIZANDO-O COMO UM ELEMENTO ATRATIVO PARA OS MESMOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA\r\n
      DA EROSÃO CULTURAL ATUALMENTE, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES PODE SER INVESTIGADO COM UTILIZAÇÃO\r\n
      DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS NO RESGATE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS PLANTAS QUE FAZEM PARTE DO\r\n
      SEU COTIDIANO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTE ESTUDO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS\r\n
      SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, VERIFICANDO SE O\r\n
      ETNOCONHECIMENTO PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTA PESQUISA É DESCRITIVA, DE CARÁTER\r\n
      QUALITATIVO, COM AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS, E “BOLA DE NEVE” UTILIZANDO DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n
      SEMIESTRUTURADO, UM PARA OS ALUNOS, E OUTRO PARA OS ADULTOS QUE OS ALUNOS ENTREVISTARAM. ANALISOU-SE\r\n
      QUE OS ALUNOS APRENDERAM MAIS DA CULTURA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO, QUE AS MAIORIAS FAZEM\r\n
      USO DE PLANTAS COM FINS MEDICINAIS, E OBTÊM CONHECIMENTO PELA TRADIÇÃO OU POR MÍDIA, ALÉM DOS ALUNOS TEREM SIDO COLOCADOS COMO PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, INSTITUINDO UM SER ATIVO\r\n
      E INVESTIGATIVO. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS É POSSÍVEL TRABALHAR VÁRIOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE\r\n
      BOTÂNICA, ALÉM DE PROPORCIONAR TROCA DE INFORMAÇÕES E O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS DOS SABERES CULTURAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO POPULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9449_23082019124906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADÁLIA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADÁLIA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "adalia.s.nascimento777@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60249
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2573
    "inscrito_id" => 9449
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RESGATE CULTURAL DO ETNOCONHECIMENTO ASSOCIADO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS"
    "resumo" => """
      A ESCOLA POSSUI PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE, EXERCENDO UMA AÇÃO EXPRESSIVA NA PREVENÇÃO DA PERDA\r\n
      DO CONHECIMENTO POPULAR, NESTE SENTIDO, O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOLOGIA DEVE ANALISAR A NOÇÃO\r\n
      PRÉVIA DOS ALUNOS UTILIZANDO-O COMO UM ELEMENTO ATRATIVO PARA OS MESMOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA\r\n
      DA EROSÃO CULTURAL ATUALMENTE, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES PODE SER INVESTIGADO COM UTILIZAÇÃO\r\n
      DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS NO RESGATE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS PLANTAS QUE FAZEM PARTE DO\r\n
      SEU COTIDIANO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTE ESTUDO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS\r\n
      SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, VERIFICANDO SE O\r\n
      ETNOCONHECIMENTO PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTA PESQUISA É DESCRITIVA, DE CARÁTER\r\n
      QUALITATIVO, COM AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS, E “BOLA DE NEVE” UTILIZANDO DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n
      SEMIESTRUTURADO, UM PARA OS ALUNOS, E OUTRO PARA OS ADULTOS QUE OS ALUNOS ENTREVISTARAM. ANALISOU-SE\r\n
      QUE OS ALUNOS APRENDERAM MAIS DA CULTURA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO, QUE AS MAIORIAS FAZEM\r\n
      USO DE PLANTAS COM FINS MEDICINAIS, E OBTÊM CONHECIMENTO PELA TRADIÇÃO OU POR MÍDIA, ALÉM DOS ALUNOS TEREM SIDO COLOCADOS COMO PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, INSTITUINDO UM SER ATIVO\r\n
      E INVESTIGATIVO. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS É POSSÍVEL TRABALHAR VÁRIOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE\r\n
      BOTÂNICA, ALÉM DE PROPORCIONAR TROCA DE INFORMAÇÕES E O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS DOS SABERES CULTURAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO POPULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9449_23082019124906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADÁLIA SANTOS DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADÁLIA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "adalia.s.nascimento777@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ESCOLA POSSUI PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE, EXERCENDO UMA AÇÃO EXPRESSIVA NA PREVENÇÃO DA PERDA DO CONHECIMENTO POPULAR, NESTE SENTIDO, O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE BIOLOGIA DEVE ANALISAR A NOÇÃO PRÉVIA DOS ALUNOS UTILIZANDO-O COMO UM ELEMENTO ATRATIVO PARA OS MESMOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA EROSÃO CULTURAL ATUALMENTE, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES PODE SER INVESTIGADO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS NO RESGATE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS PLANTAS QUE FAZEM PARTE DO SEU COTIDIANO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTE ESTUDO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, VERIFICANDO SE O ETNOCONHECIMENTO PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTA PESQUISA É DESCRITIVA, DE CARÁTER QUALITATIVO, COM AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS, E “BOLA DE NEVE” UTILIZANDO DOIS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADO, UM PARA OS ALUNOS, E OUTRO PARA OS ADULTOS QUE OS ALUNOS ENTREVISTARAM. ANALISOU-SE QUE OS ALUNOS APRENDERAM MAIS DA CULTURA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO, QUE AS MAIORIAS FAZEM USO DE PLANTAS COM FINS MEDICINAIS, E OBTÊM CONHECIMENTO PELA TRADIÇÃO OU POR MÍDIA, ALÉM DOS ALUNOS TEREM SIDO COLOCADOS COMO PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, INSTITUINDO UM SER ATIVO E INVESTIGATIVO. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS É POSSÍVEL TRABALHAR VÁRIOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE BOTÂNICA, ALÉM DE PROPORCIONAR TROCA DE INFORMAÇÕES E O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS DOS SABERES CULTURAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.