O PRESENTE ARTIGO RELATA COMO FOI O DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE
EXTENSÃO “LUZ NEGRA”, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANOEL DA COSTA CIRNE, SITUADA
NO BAIRRO DO PEDREGAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, O PROJETO
FOI RESPONSÁVEL POR PROMOVER OFICINAS DE FOTOGRAFIA INTERLIGADAS À FOMENTAÇÃO DE DEBATES SOBRE TEMÁTICAS
DE CUNHO ÉTNICO-RACIAL. A INICIATIVA PROPÔS UTILIZAR-SE DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA ENQUANTO FERRAMENTA DE
PEDAGÓGICA, BASEANDO-SE EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS, ONDE A FOTOGRAFIA TEM O POTENCIAL DE
REPRESENTAÇÃO DAS DIVERSAS REALIDADES SOCIAIS E CONTRIBUI NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA. O TEXTO APRESENTA O CONTEXTO DE REALIZAÇÃO DAS
OFICINAS E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS DADOS ADQUIRIDOS
POR MEIO DE FORMULÁRIOS, PREENCHIDOS PELOS ALUNOS NO DECORRER DAS OFICINAS. OS RESULTADOS RESSALTAM A
NECESSIDADE DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL DENTRO NA SALA DE AULA E ENFATIZAM O POTENCIAL DA FOTOGRAFIA ENQUANTO
ELEMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS, AO INDICAR QUE AS OFICINAS DO
PROJETO AMPLIARAM A AUTOPERCEPÇÃO DA NEGRITUDE ENTRE OS ESTUDANTES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A
CULTURA AFRO-BRASILEIRA, BEM COMO ESTIMULOU OS PARTICIPANTES A DEBATER A TEMÁTICA E OCUPAR UM ESPAÇO
DE PROTAGONISMO E EXPRESSÃO.