O TRABALHO BUSCA APRESENTAR RESULTADOS PRELIMINARES DE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CE. O PROGRAMA PRETENDE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA EM UM PROCESSO DE REFORMULAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ADOTAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO FOCANDO O MÉTODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A INSPIRAÇÃO É NA PERSPECTIVA DO CONCEITO DE REGÊNCIA COPARTICIPATIVA DEFENDIDA POR CARVALHO (2012) COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. NESTA, O PROFESSOR A TODO INSTANTE ORIENTA O RESIDENTE NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA. OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM ANSEIOS E MEDOS PARA O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR E PARA O DESAFIO DE REALIZAÇÃO DA CITADA REGÊNCIA EM UMA TURMA REAL. OS ANSEIOS SERÃO ENTÃO REDUZIDOS COM O APOIO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. DE FORMA GERAL, TODOS OS ESTUDANTES PERCEBIAM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO ESSENCIAL COMPLEMENTAR A SUA FORMAÇÃO INICIAL E OS PROFESSORES PERCEBEM O PROGRAMA COMO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
PALAVRAS-CHAVE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE FÍSICA, REGÊNCIA COPARTICIPATIVA