O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE. BUSCA, TAMBÉM, ESCLARECER E RESSIGNIFICAR TAIS CONCEPÇÕES, TORNANDO-AS CATEGORIAS ANALÍTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. DIANTE DISSO E PARTINDO DA COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DESSA DISCIPLINA PARA APRIMORAR O PROCESSO DE LEITURA DO MUNDO PELA CRIANÇA, REALIZAMOS UMA PESQUISA BUSCANDO ENTENDER COMO ESTES CONCEITOS SÃO TRABALHADOS NA DADA SALA DE AULA. A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NESSE CONTEXTO SE CONSTITUI EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TENDO COMO ENFOQUE A ANÁLISE DE PLANO DE AULA E DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOBRE ESSES CONCEITOS, ALÉM DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI UMA PROFESSORA QUE ATUA NA SUPRACITADA REDE DE ENSINO E DESENVOLVE ATIVIDADES E PRÁTICAS COM CRIANÇAS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE TAIS CONCEITOS AINDA SÃO TRABALHADOS, COM OS ALUNOS, DE FORMA DUALIZADA, CONFUNDINDO, MUITAS VEZES, CIDADE COM URBANO E CAMPO COM O RURAL. PORTANTO, SEM ATENTAR PARA O FATO DE QUE CIDADE E CAMPO SÃO FORMAS GEOGRÁFICAS, RURAL E URBANO SÃO OS CONTEÚDOS QUE PREENCHEM ESSAS FORMAS. DIANTE DO EXPOSTO, ACREDITANDO NUMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TRANSFORMADORA, VISAMOS, NESTE ESTUDO, MOSTRAR OS EMBATES EXISTENTES NA EDUCAÇÃO, E COMO ELA PODE SER MODIFICADA PARA FORMAR O ALUNO DE MODO QUE ELE POSSA AGIR COMO SUJEITO ATIVO NA SUA VIDA EM SOCIEDADE.