AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59161 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2999 "inscrito_id" => 8762 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE. BUSCA, TAMBÉM, ESCLARECER E RESSIGNIFICAR TAIS CONCEPÇÕES, TORNANDO-AS CATEGORIAS ANALÍTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. DIANTE DISSO E PARTINDO DA COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DESSA DISCIPLINA PARA APRIMORAR O PROCESSO DE LEITURA DO MUNDO PELA CRIANÇA, REALIZAMOS UMA PESQUISA BUSCANDO ENTENDER COMO ESTES CONCEITOS SÃO TRABALHADOS NA DADA SALA DE AULA. A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NESSE CONTEXTO SE CONSTITUI EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TENDO COMO ENFOQUE A ANÁLISE DE PLANO DE AULA E DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOBRE ESSES CONCEITOS, ALÉM DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI UMA PROFESSORA QUE ATUA NA SUPRACITADA REDE DE ENSINO E DESENVOLVE ATIVIDADES E PRÁTICAS COM CRIANÇAS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE TAIS CONCEITOS AINDA SÃO TRABALHADOS, COM OS ALUNOS, DE FORMA DUALIZADA, CONFUNDINDO, MUITAS VEZES, CIDADE COM URBANO E CAMPO COM O RURAL. PORTANTO, SEM ATENTAR PARA O FATO DE QUE CIDADE E CAMPO SÃO FORMAS GEOGRÁFICAS, RURAL E URBANO SÃO OS CONTEÚDOS QUE PREENCHEM ESSAS FORMAS. DIANTE DO EXPOSTO, ACREDITANDO NUMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TRANSFORMADORA, VISAMOS, NESTE ESTUDO, MOSTRAR OS EMBATES EXISTENTES NA EDUCAÇÃO, E COMO ELA PODE SER MODIFICADA PARA FORMAR O ALUNO DE MODO QUE ELE POSSA AGIR COMO SUJEITO ATIVO NA SUA VIDA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RURAL, URBANO, CAMPO, CIDADE, CIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8762_06092019195314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MARIA PEREIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "NATALIA MARIA" "autor_email" => "nataliapcabral@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59161 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2999 "inscrito_id" => 8762 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE. BUSCA, TAMBÉM, ESCLARECER E RESSIGNIFICAR TAIS CONCEPÇÕES, TORNANDO-AS CATEGORIAS ANALÍTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. DIANTE DISSO E PARTINDO DA COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DESSA DISCIPLINA PARA APRIMORAR O PROCESSO DE LEITURA DO MUNDO PELA CRIANÇA, REALIZAMOS UMA PESQUISA BUSCANDO ENTENDER COMO ESTES CONCEITOS SÃO TRABALHADOS NA DADA SALA DE AULA. A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NESSE CONTEXTO SE CONSTITUI EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TENDO COMO ENFOQUE A ANÁLISE DE PLANO DE AULA E DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOBRE ESSES CONCEITOS, ALÉM DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI UMA PROFESSORA QUE ATUA NA SUPRACITADA REDE DE ENSINO E DESENVOLVE ATIVIDADES E PRÁTICAS COM CRIANÇAS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE TAIS CONCEITOS AINDA SÃO TRABALHADOS, COM OS ALUNOS, DE FORMA DUALIZADA, CONFUNDINDO, MUITAS VEZES, CIDADE COM URBANO E CAMPO COM O RURAL. PORTANTO, SEM ATENTAR PARA O FATO DE QUE CIDADE E CAMPO SÃO FORMAS GEOGRÁFICAS, RURAL E URBANO SÃO OS CONTEÚDOS QUE PREENCHEM ESSAS FORMAS. DIANTE DO EXPOSTO, ACREDITANDO NUMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TRANSFORMADORA, VISAMOS, NESTE ESTUDO, MOSTRAR OS EMBATES EXISTENTES NA EDUCAÇÃO, E COMO ELA PODE SER MODIFICADA PARA FORMAR O ALUNO DE MODO QUE ELE POSSA AGIR COMO SUJEITO ATIVO NA SUA VIDA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RURAL, URBANO, CAMPO, CIDADE, CIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8762_06092019195314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA MARIA PEREIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "NATALIA MARIA" "autor_email" => "nataliapcabral@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }