AO REALIZAR ESTA PESQUISA, BUSCOU-SE INVESTIGAR OS “ERROS” ORTOGRÁFICOS MAIS FREQUENTES DURANTE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA. PARA ISTO, UM ESTUDO TEÓRICO FOI REALIZADO A FIM DE FUNDAMENTAR TAL INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE UMA OFICINA PARA ANALISAR DE FATO COMO ESTÁ OCORRENDO A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA DE EDUCANDOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO ESTA TRABALHADA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CONVITE. COM ISSO, CONSTATOU-SE QUE DURANTE ESSE PROCESSO, ALGUNS DESVIOS SÃO COMETIDOS, NÃO DEVENDO ESTES SEREM VISTOS COMO ERRO, MAS SIM, COMO UMA TENTATIVA DE ACERTO. CABE AO PROFESSOR ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS CONTEXTUALIZANDO O USO SOCIAL DOS DIFERENTES GÊNEROS, PLANEJANDO E DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS QUE FAVOREÇAM A APROPRIAÇÃO PLENA DA ESCRITA.