O MEIO EDUCACIONAL PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE ATUALMENTE COLABORAM NAS NOVAS MANEIRAS DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS. ESSAS NOVAS TÉCNICAS DE APRENDIZADO CONTRIBUEM TANTO PARA A FORMAÇÃO DO SABER DO ALUNO EM MOMENTOS QUE NOSSA EDUCAÇÃO NECESSITA DE MELHORA EM SUA QUALIDADE COMO TAMBÉM PARA A FACILITAÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS AULAS. A PARTIR DISSO, OBJETIVA-SE AVALIAR A RECEPTIBILIDADE DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS UTILIZADOS SÃO PROVENIENTES DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS APÓS SEIS MESES DE ATIVIDADES REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO TAL SOFTWARE. CONSTATA-SE QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UM MAIOR INTERESSE NAS AULAS, SENDO VISTO UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO APRENDIZADO E EM SUAS NOTAS, ALÉM DE UM RESULTADO POSITIVO NA ACEITAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA APRENDIZAGEM. POR FIM, COMPROVA-SE QUE A TECNOLOGIA PODE SER BENÉFICA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS SOZINHA NÃO MUDARÁ OU MELHORARÁ A EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. É PRECISO CAPACITAR PROFESSORES, FORNECER FORMAÇÕES CONTINUADAS E MELHORAR OS CURSOS DE LICENCIATURAS EM NOSSO PAÍS, SENDO TODOS ESSE PONTOS ACOMPANHADOS DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DE PROFESSOR.