O PRESENTE ARTIGO, É PARTE INTEGRANTE DO MEU REFERIDO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC, NO QUAL BUSQUEI, EM UM DOS PONTOS, ANALISAR COMO SE INSERE A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, E QUAIS OS DESAFIOS QUE OS ESTUDANTES ENFRENTAM AINDA EM SUA FORMAÇÃO, NO QUE DIZ RESPEITO AS PROPOSTAS CURRICULARES. O TRABALHO AQUI EXPOSTO, TEVE COMO PONTO PRINCIPAL, ESTUDAR A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UNIVERSIDADE. ASSIM BUSCOU-SE ALCANÇAR EM ESPECÍFICO, A COMPREENSÃO DO LUGAR QUE OCUPA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROJETOS POLÍTICOS DO CURSO, E COMO ANALISAR O QUE DIZEM OS AUTORES E AS LEIS QUE VISAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. AUTORES COMO PACHECO (2007), LIMA (2010), E CARVALHO (2014) EMBASAM A PESQUISA, COM SUAS CONTRIBUIÇÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENQUANTO CURRÍCULO, COMO TAMBÉM A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988, A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), A LDB (1996) E A LEI DE LIBRAS (2002), SÃO ALGUNS DOS APARATOS LEGAIS QUE MOSTRA, GARANTIA A TODOS, O ACESSO A UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO QUE AJUDE AO ESTUDANTE EM FORMAÇÃO, CONSTRUIR UM CARÁTER PROFISSIONAL, DEMOCRÁTICO E INCLUSIVO, E O PREPARE A TRABALHAR NUMA SALA DE AULA PLURAL E DIVERSIFICADA.