ATUALMENTE POUCO SE DISCUTE SOBRE AVALIAÇÃO, AO MESMO TEMPO SABE-SE QUE É UMA PARTE FUNDAMENTAL
DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA MESMA É POSSÍVEL REORIENTAR O PROCESSO.
DESTE MODO A PESQUISA APRESENTA À PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO QUE TENHA NOVAS CARACTERÍSTICAS CUJO
OBJETIVO PRINCIPAL SEJA AUXILIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE QUÍMICA É NOTÓRIA A EXISTÊNCIA DE
PRATICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA PRIMEIRA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO, CHAMADA DE GERAÇÃO DA MEDIDA,
ONDE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES É MENSURADO ATRAVÉS DE UMA NOTA, COM MUITA REPRODUÇÃO E
MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ISSO FAZ COM QUE A AVALIAÇÃO TORNE-SE UM MOMENTO
QUE RETRATA SENTIMENTOS NÃO AGRADÁVEIS PARA OS ESTUDANTES, O RESULTADO MUITAS VEZES É INSATISFATÓRIO E O
AFASTAMENTO DOS ESTUDANTES NESTA ÁREA POR CONSEQUÊNCIA DESTES RESULTADOS. A PROPOSTA DE UMA
AVALIAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, QUE POSSUI TRÊS PRESSUPOSTOS E OITO
PRINCÍPIOS. O PRINCÍPIO DA ÉTICA, DA CONFIANÇA, NEGOCIAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, CRÍTICOREFLEXIVO, O PRINCÍPIO DA PROATIVIDADE E DO ACOLHIMENTO, ESTA AVALIAÇÃO UTILIZA COMO BASE METODOLÓGICA
OS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, DESDE ENTÃO AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES COLABORAM PARA O
SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIS SIGNIFICADO, COM O INTUITO DE TORNAR CADA VEZ TER
MAIS PRÓXIMO O ENSINO DE QUÍMICA QUANTO À AVALIAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, OBJETIVANDO DURANTE TODO O
PROCESSO, A FORMAÇÃO DE SERES MAIS CRÍTICOS, ARGUMENTATIVOS E REFLEXIVOS NA SOCIEDADE.