CONSIDERANDO A POUCA UTILIZAÇÃO DE PERSONAGENS HISTÓRICAS NOS MANUAIS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE), O PRESENTE TRABALHO, MEDIANTE INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ABREU E LIMA, TEM COMO OBJETIVOS: AUXILIAR AS PRÁTICAS DE E/LE QUE TRABALHEM A INTERCULTURALIDADE E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO-COMUNICATIVO; APRESENTAR AS POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAR AULAS COM O SUJEITO HISTÓRICO ABREU E LIMA, COMO ELO ENTRE CULTURAS COM A FINALIDADE DE RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL; AGREGAR AO ENSINO DE LÍNGUAS O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DA IDENTIDADE DE UM POVO. PARA ISSO UTILIZAREMOS FUNDAMENTAÇÃO DE SUPORTE BIOGRÁFICO A RESPEITO DE ABREU E LIMA, BEM COMO AS IDEIAS DE ESPÍRITO DE INTEGRAÇÃO REGISTRADAS NA CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA DE 2006 E DISCUSSÕES SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO DE ESPANHOL E O TRABALHO COM PERSONAGENS HISTÓRICAS PARA OS MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA. COMO RESULTADO, BUSCA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE BASEADA NOS CONCEITOS LEVANTADOS, CONSTRUA ATRAVÉS DA FIGURA DE ABREU E LIMA, A IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA DE VÍNCULO CULTURAL COM A LÍNGUA ESTRANGEIRA NESTE ESPAÇO EDUCACIONAL.