CONSTRUÇÃO DE UM MODELO TÁTIL PARA COMPREENSÃO DA ORIGEM DE DUPLICAÇÕES E DELEÇÕES CROMOSSÔMICAS
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NO CASO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A DEMANDA PELA UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO ENSINO É AINDA MAIS IMPORTANTE, EMBORA POUCOS MODELOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DESSES ESTUDANTES TENHAM SIDO DESENVOLVIDOS ATÉ O MOMENTO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM MODELO DIDÁTICO ADAPTADO AO ENSINO DE GENÉTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU BAIXA VISÃO. O MODELO DESENVOLVIDO VISA DEMONSTRAR A ORIGEM DE DUPLICAÇÕES E DELEÇÕES CROMOSSÔMICAS GERADAS POR CROSSING-OVER DESIGUAL. O MODELO FOI CONSTRUÍDO COM PEÇAS QUE REPRESENTAM AS FORMAS DE CROMOSSOMOS, AS QUAIS PODEM SER MANUSEADAS E RECONHECIDAS PELOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES VISUAIS. FORAM UTILIZADAS LETRAS EM BRAILE PARA REPRESENTAR OS ALELOS E PROPORCIONADOS ENCAIXES PARA REPRESENTAÇÃO DA CROSSING-OVER DESIGUAL DURANTE A FASE DE PRÓFASE 1 DA MEIOSE. 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