ADENTRANDO NAS ATUAIS REALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA, ATENTAM-SE ÀS CRISES ENFRENTADAS PELO ENSINO CONTEMPORÂNEO DE CIÊNCIAS E ÀS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DESMOTIVADOS. ENTRETANTO, REALIZAR APONTAMENTOS, SEM ENFRENTÁ-LOS NÃO É SUFICIENTE PARA SOLUCIONAR TAIS PROBLEMÁTICAS, É NECESSÁRIO OUSAR. PARA TANTO, APÓS A PARTICIPAÇÃO DE UM MINICURSO NUM EVENTO DA ÁREA E DE LEITURAS SOBRE O HUMOR E O RISO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, PLANEJOU-SE, ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE PESQUISA-AÇÃO, REALIZAR QUESTIONÁRIOS ANTES E DEPOIS DE APLICAR UMA PARÓDIA EM SALA, APÓS A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS ACERCA DOS MODELOS ATÔMICOS – COM ALUNOS DE PRIMEIRO ANO – ANALISANDO OS DISCURSOS POSTERIORMENTE. O TRABALHO VISA AINDA DISCUTIR AS POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO HUMOR E DO RISO COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES, BEM COMO ABRIR POSSIBILIDADES NAQUILO QUE SE REFERE À APROXIMAÇÃO DOS MESMOS PARA COM OS ELEMENTOS DE NATUREZA DA PRÓPRIA CIÊNCIA.