DESENVOLVER UM ESTUDO ENVOLVENDO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO, LEVA-NOS A UMA AÇÃO REFLEXIVA COM O INTUITO DE COMPREENDER QUAIS OS CAMINHOS PELOS QUAIS PERCORRERAM ESSA TEMÁTICA, BEM COMO O CONTEXTO HISTÓRICO QUE IMPULSIONOU O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PERCURSO HISTÓRICO PELO QUAL PASSOU A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E QUAIS FATORES IMPULSIONARAM A IDEAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO AINDA COMPREENDER COMO OCORREU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ANALISAR SUA EXPANSÃO ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2018, OU SEJA, UMA DÉCADA DESSA POLÍTICA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA EXPANSÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS). PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, TRAÇAMOS NOSSO PERCURSO A PARTIR DE UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ONDE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL FORAM AS MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE APÓS UMA DÉCADA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ HOUVE UMA CRESCENTE EXPANSÃO NO QUE SE REFERE À MATRÍCULA, QUANTIDADE DE CURSOS OFERTADOS, QUANTIDADE DE ESCOLAS E CIDADES ATENDIDAS.