A PESQUISA “(RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO” TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA ANÁLISE ESPECÍFICA DO CONSTITUINTE ADJUNTO ADNOMINAL, VISANDO A INVESTIGAR A FORMA QUE O MESMO É ESTUDADO E CONCEITUADO NOS ESTUDOS GERATIVISTAS, FAZENDO, ASSIM, UM PARALELO COM O ENSINO DESSE CONSTITUINTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO CENTRO DE ENSINO PAULO VI. DESTE MODO, DEVEMOS CONSIDERAR A FORMA COMO O ADJUNTO ADNOMINAL É TRABALHADO NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA NORMATIVA E TAMBÉM DA GRAMÁTICA GERATIVA. ASSIM, PARTINDO DO ESTUDO DA TEORIA GERATIVISTA, DESENVOLVIDA PELO LINGUISTA, FILÓSOFO E MATEMÁTICO NOAM CHOMSKY (1999), FAZ-SE NECESSÁRIO O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO DE SINTAXE NO GERATIVISMO, QUE É DEFINIDA COMO “UMA PALAVRA TRADICIONAL QUE, NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS, ASSUME O VALOR DE SISTEMA COMPUTACIONAL DA LINGUAGEM HUMANA. TRATA-SE DO CONJUNTO DAS COMPUTAÇÕES COGNITIVAS QUE GERAM REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS COMPLEXAS, COMO SINTAGMAS E FRASES” (KENNEDY,2016), ESTE CONCEITO VALIDA O ENTENDIMENTO DE QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE FALANTES DA MESMA LÍNGUA, NÃO SE DÁ ATRAVÉS DE PALAVRAS SOLTAS E SIM ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES EM EXPRESSÕES COMPLEXAS COMO SINTAGMAS E FRASES. SENDO ASSIM, O ESTUDO DA FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL ESTÁ PAUTADO NA TEORIA X-BARRA DO GERATIVISMO, TAMBÉM DESENVOLVIDA POR NOAM CHOMSKY, LOGO, É ATRAVÉS DESTA TEORIA QUE ESTE PROJETO BUSCA FORNECER SUBSÍDIOS PARA O(RE)CONHECIMENTO DO ADJUNTO ADNOMINAL POR PARTE DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO-LHES MELHOR DOMÍNIO E ENTENDIMENTO SOBRE ESSE CONSTITUINTE, PARA QUE POSSAM, ASSIM, FAZER O USO ADEQUADO DAS FORMAS LINGUÍSTICAS, GARANTINDO ÊXITO EM SUAS PRODUÇÕES ESCRITAS E ORAIS.