O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO TRAZER O RELATO DE PESQUISA REALIZADA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE PORTÃO NO RIO GRANDE DO SUL. A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ESTA LIGADA DIRETAMENTE A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, POIS PERPASSA DESDE O ATENDIMENTO AS CRIANÇAS, PROPOSITO E FINALIDADE DE TODA A ESTRUTURAÇÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO E AS POLÍTICAS DE INCENTIVO E CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE ATENDIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ESTUDO DE CASO FOCANDO, PRIMEIRAMENTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E EM SEGUIDA DIRECIONANDO PARA UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. PESQUISAS FOCADOS EM PEQUENAS REALIDADES EDUCACIONAIS PROPORCIONAM A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS VIVENCIADAS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS NESTE CASO AS DIRECIONADAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ESTUDOS QUE COMPREENDEM A ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS NOS MOSTRAM ESPECIFICIDADES QUE DE ACORDO COM MAINARDES (2006) SÃO O PROCESSO EVOLUTIVO E A PRÓPRIA FINALIDADE DA POLÍTICA. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMOSTRAM POLÍTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO, POIS ENCONTRAMOS INVESTIMENTOS ADEQUADOS AO CRESCIMENTO PROFISSIONAIS DOS DOCENTES NO QUADRO DE CARREIRA MUNICIPE. CONCLUIMOS A INVESTIGAÇÃO CONFIRMANDO A HIPOTESE QUE QUANDO OCORREM INVESTIMENTOS PLANEJADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS HÁ UMA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E AVANÇO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA OFERECIDA PELO MUNICÍPIO.