O PRESENTE ARTIGO É RECORTE DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM MÚSICA, REALIZADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - PPGMUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN, NO QUAL TIVEMOS POR OBJETIVO COMPREENDER OS CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UFRN. A RECOLHA DAS NARRATIVAS ESCRITAS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE ENSAIOS AUTOBIOGRÁFICOS DE LICENCIANDOS QUE CURSAVAM O ÚLTIMO ANO DO CURSO. ATRAVÉS DOS ENSAIOS AUTOBIOGRÁFICOS DOS LICENCIANDOS PODE-SE COMPREENDER QUE AS FORMAÇÕES MUSICAIS DOS PARTICIPANTES ANTECEDEM A FORMAÇÃO TRAÇAR OS CONTEXTOS E ESPAÇOS FORMATIVOS (FORMAIS E INFORMAIS) QUE CONTRIBUÍRAM PARA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DESSES LICENCIANDOS. CONCLUI-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE É RESULTADO DAS MÚLTIPLAS RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS ESTABELECIDAS AO LONGO DA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL E QUE PASSAM POR (TRANS)FORMAÇÕES CONSTANTES DIANTE DOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS, NOS QUAIS PASSAMOS A (RE)PRESENTAR E ASSUMIR NOSSA(S) IDENTIDADE(S) EM CADA CONTEXTO.