NOS DIAS ATUAIS, A FUNÇÃO DO PROFESSOR ESTÁ ALÉM DO EXERCER A FUNÇÃO DE ENSINAR. DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATUAR COMO PESQUISADOR: UM ATUANTE E MODIFICADOR DE SUA REALIDADE. ESSA PREPARAÇÃO É FEITA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL, EXIGINDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO O FOMENTO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DESTES LICENCIANDOS. NO SENTIDO DE CONHECER UM POUCO MELHOR A TEMÁTICA DO PROFESSOR-PESQUISADOR CONCLUINTE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU OBTER UMA SÍNTESE DE ESTUDOS A FIM DE ANALISAR O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O TEMA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. ESTE ESTUDO É CARACTERIZADO COMO ESTADO DA ARTE, DELINEADO COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ANALISARAM-SE AS PESQUISAS DE AUTORES BRASILEIROS NOS BANCOS DE DADOS PERIÓDICOS CAPES E SCIELO ENTRE O PERÍODO DE 2009 A 2019. OS RESULTADOS ANALÍTICOS QUALITATIVOS DESTA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA BASEIAM-SE NA LEITURA E ESTUDOS DE SETE PRODUÇÕES, SENDO UMA DISSERTAÇÃO E SEIS ARTIGOS. AS PESQUISAS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS TRABALHOS VERIFICAM SE O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. MAS, POUCOS TRABALHOS VERIFICARAM SE HÁ PREPARAÇÃO PARA A PESQUISA AO LONGO DA GRADUAÇÃO. OBSERVOU-SE QUE A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O TEMA AINDA É PEQUENA. É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE PESQUISAS NA ÁREA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEJAM REALIZADAS NO AMBIENTE ACADÊMICO, VISANDO ANALISAR O PANORAMA DESSA FORMAÇÃO E SOLUCIONAR PROBLEMAS E LIMITAÇÕES ENCONTRADAS NESSA TEMÁTICA.