COM BASE NO CONCEITO DO TEMA, NA VISÃO DE CONSAGRADOS AUTORES DA ATUALIDADE: ALMEIDA (2011), VYGOTSKY (1896-1934), MAZZOTTA (2005), MONTOAN (1997), CANGUILHEM (1965), ENTRE OUTROS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO, PERCEBEU-SE ELES SÃO CONTRADITORES AOS PENSADORES DA ANTIGUIDADE QUE DEFENDIAM A TEORIA DE QUE, A INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ERA CONSIDERADA UMA AMEAÇA À SOCIEDADE, PORÉM, A PERSPECTIVA DE INCLUSÃO PROPORCIONAVA AO INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, A POSSIBILIDADE DE APRENDER E TORNAR-SE MELHOR ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR, BUSCANDO MELHOR PREPARA-LOS PARA A VIDA ADULTA EM UMA SOCIEDADE.
AO LONGO DO ARTIGO PROPÕE-SE UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.