AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE ATUAL FAZEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EM ESPECÍFICO A ALFABETIZAÇÃO UMA ETAPA CADA VEZ MAIS ESSENCIAL À VIDA DO SER HUMANO. CONSIDERAR A DIVERSIDADE DESSA SOCIEDADE É FATOR PRIMORDIAL, A ESCOLA NO CUMPRIMENTO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL DEVERÁ POSSIBILITAR UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL QUE RESPEITE TAL DIVERSIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER QUAIS OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA REGULAR PARA UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ESPECIFICAMENTE VERIFICANDO QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE COMPREENDEM O ATO DE ENSINAR UMA CRIANÇA COM ESTE TRANSTORNO EM SALA REGULAR, BEM COMO CONHECER AS POSSIBILIDADES PARA ALFABETIZÁ-LA, CONSIDERANDO LIMITES E POSSIBILIDADES. PARA A PRESENTE PESQUISA TEMOS COMO METODOLOGIAS; UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUE VISOU APROFUNDAR A TEMÁTICA EM QUESTÃO, REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS IMPORTANTES DE AUTORES QUE TRATAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; AUTORES QUE PESQUISAM SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS AUTISTAS. E AINDA, DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO, UMA PESQUISA-AÇÃO QUE APRESENTA INTERVENÇÕES NA REALIDADE PESQUISADA. TEMOS COMO RESULTADO OS AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TEA, PROPONDO-SE ESTRATÉGIAS DE FLEXIBILIZAÇÃO DE ATIVIDADES UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE FATO.