Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE PROPOSTA SÓCIO INTERACIONISTA A PARTIR DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, SÓCIO INTERACIONISMO, DESEMPENHO ESCOLAR, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59401
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4907
    "inscrito_id" => 13270
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE PROPOSTA SÓCIO INTERACIONISTA A PARTIR DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB"
    "resumo" => "EM GERAL, PERCEBE-SE UM BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA ISSO É A ABORDAGEM TRADICIONALISTA ULTRAPASSADA QUE GERA DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO NOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O SÓCIO INTERACIONISMO MOSTRA-SE COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA A PROBLEMÁTICA DO BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR AO DESCONSTRUIR A IDEIA DA HIERARQUIA EM SALA DE AULA E PASSIVIDADE DOS ALUNOS, GERANDO ESTÍMULO NOS MESMOS. ASSIM, A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI DE INTERAÇÃO DE ALUNOS MENOS EXPERIENTES COM ALUNOS MAIS EXPERIENTES, CHAMADOS MONITORES, POR MEIO DE LISTAS DE EXERCÍCIOS PLANEJADAS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS, ALINHANDO-SE AOS PCNEM E A UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENTENDENDO QUE AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DEVEM SER CONTINUAMENTE AVALIADAS, ESTA PESQUISA SE PRESTA A AVALIAR NÃO SÓ A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS SUBSUNÇORES, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO MEDIADORA PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS. O TRABALHO ENVOLVEU DOIS COMPONENTES CURRICULARES: EQUILÍBRIO QUÍMICO E SOLUÇÕES; E FOI DESENVOLVIDO COM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE QUATRO AVALIAÇÕES ACERCA DOS COMPONENTES TRABALHADOS E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE GRÁFICOS GERADOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES. A PROPOSTA MOSTROU-SE EFICIENTE AO FORNECER PISTAS QUE PODEM AUXILIAR NO REPLANEJAMENTO E ESTÍMULO DE NOVAS INTERVENÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, SÓCIO INTERACIONISMO, DESEMPENHO ESCOLAR, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID13270_27092019104312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA MEDEIROS DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "medeirosvitoria505@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59401
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4907
    "inscrito_id" => 13270
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE PROPOSTA SÓCIO INTERACIONISTA A PARTIR DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB"
    "resumo" => "EM GERAL, PERCEBE-SE UM BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA ISSO É A ABORDAGEM TRADICIONALISTA ULTRAPASSADA QUE GERA DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO NOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O SÓCIO INTERACIONISMO MOSTRA-SE COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA A PROBLEMÁTICA DO BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR AO DESCONSTRUIR A IDEIA DA HIERARQUIA EM SALA DE AULA E PASSIVIDADE DOS ALUNOS, GERANDO ESTÍMULO NOS MESMOS. ASSIM, A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI DE INTERAÇÃO DE ALUNOS MENOS EXPERIENTES COM ALUNOS MAIS EXPERIENTES, CHAMADOS MONITORES, POR MEIO DE LISTAS DE EXERCÍCIOS PLANEJADAS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS, ALINHANDO-SE AOS PCNEM E A UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENTENDENDO QUE AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DEVEM SER CONTINUAMENTE AVALIADAS, ESTA PESQUISA SE PRESTA A AVALIAR NÃO SÓ A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS SUBSUNÇORES, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO MEDIADORA PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS. O TRABALHO ENVOLVEU DOIS COMPONENTES CURRICULARES: EQUILÍBRIO QUÍMICO E SOLUÇÕES; E FOI DESENVOLVIDO COM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE QUATRO AVALIAÇÕES ACERCA DOS COMPONENTES TRABALHADOS E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE GRÁFICOS GERADOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES. A PROPOSTA MOSTROU-SE EFICIENTE AO FORNECER PISTAS QUE PODEM AUXILIAR NO REPLANEJAMENTO E ESTÍMULO DE NOVAS INTERVENÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, SÓCIO INTERACIONISMO, DESEMPENHO ESCOLAR, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID13270_27092019104312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA MEDEIROS DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "medeirosvitoria505@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

EM GERAL, PERCEBE-SE UM BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA ISSO É A ABORDAGEM TRADICIONALISTA ULTRAPASSADA QUE GERA DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO NOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O SÓCIO INTERACIONISMO MOSTRA-SE COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA A PROBLEMÁTICA DO BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR AO DESCONSTRUIR A IDEIA DA HIERARQUIA EM SALA DE AULA E PASSIVIDADE DOS ALUNOS, GERANDO ESTÍMULO NOS MESMOS. ASSIM, A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI DE INTERAÇÃO DE ALUNOS MENOS EXPERIENTES COM ALUNOS MAIS EXPERIENTES, CHAMADOS MONITORES, POR MEIO DE LISTAS DE EXERCÍCIOS PLANEJADAS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS, ALINHANDO-SE AOS PCNEM E A UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENTENDENDO QUE AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DEVEM SER CONTINUAMENTE AVALIADAS, ESTA PESQUISA SE PRESTA A AVALIAR NÃO SÓ A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS SUBSUNÇORES, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO MEDIADORA PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS. O TRABALHO ENVOLVEU DOIS COMPONENTES CURRICULARES: EQUILÍBRIO QUÍMICO E SOLUÇÕES; E FOI DESENVOLVIDO COM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE QUATRO AVALIAÇÕES ACERCA DOS COMPONENTES TRABALHADOS E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE GRÁFICOS GERADOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES. A PROPOSTA MOSTROU-SE EFICIENTE AO FORNECER PISTAS QUE PODEM AUXILIAR NO REPLANEJAMENTO E ESTÍMULO DE NOVAS INTERVENÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.