EM GERAL, PERCEBE-SE UM BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA ISSO É A ABORDAGEM TRADICIONALISTA ULTRAPASSADA QUE GERA DESINTERESSE E DESMOTIVAÇÃO NOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O SÓCIO INTERACIONISMO MOSTRA-SE COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA A PROBLEMÁTICA DO BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR AO DESCONSTRUIR A IDEIA DA HIERARQUIA EM SALA DE AULA E PASSIVIDADE DOS ALUNOS, GERANDO ESTÍMULO NOS MESMOS. ASSIM, A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI DE INTERAÇÃO DE ALUNOS MENOS EXPERIENTES COM ALUNOS MAIS EXPERIENTES, CHAMADOS MONITORES, POR MEIO DE LISTAS DE EXERCÍCIOS PLANEJADAS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS, ALINHANDO-SE AOS PCNEM E A UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENTENDENDO QUE AS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DEVEM SER CONTINUAMENTE AVALIADAS, ESTA PESQUISA SE PRESTA A AVALIAR NÃO SÓ A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS SUBSUNÇORES, MAS TAMBÉM A PRÓPRIA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO MEDIADORA PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS. O TRABALHO ENVOLVEU DOIS COMPONENTES CURRICULARES: EQUILÍBRIO QUÍMICO E SOLUÇÕES; E FOI DESENVOLVIDO COM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE QUATRO AVALIAÇÕES ACERCA DOS COMPONENTES TRABALHADOS E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE GRÁFICOS GERADOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES. A PROPOSTA MOSTROU-SE EFICIENTE AO FORNECER PISTAS QUE PODEM AUXILIAR NO REPLANEJAMENTO E ESTÍMULO DE NOVAS INTERVENÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO.