A PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MUITAS VEZES, OCORRE DE FORMA MECÂNICA E SEM PROPÓSITO. POR ISSO, É PRECISO BUSCAR METODOLOGIAS QUE COLOQUEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO APRENDIZADO. APOIADO POR AUTORES COMO ANTUNES E MARCUSCHI, ESTE ESTUDO ABORDA O USO DO JORNAL ESCOLAR COMO MEIO DE INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA DE ALUNOS EM DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE FORMA SIGNIFICATIVA. PARA ISSO, OS ALUNOS FORAM APRESENTADOS A GÊNEROS JORNALÍSTICOS – NOTÍCIA, REPORTAGEM, RESENHA E EDITORIAL – POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS E CONTATO COM TEXTOS DOS RESPECTIVOS GÊNEROS, LERAM E ANALISARAM UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL E PRODUZIRAM OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS JORNALÍSTICOS. COM BASE NO MATERIAL PRODUZIDO E NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE AS AULAS, PERCEBEU-SE BASTANTE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM O TRABALHO, ALÉM DA DEMONSTRAÇÃO DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS RELACIONADOS À ESCOLA E COMUNIDADE COMO, VIOLÊNCIA, VANDALISMO E GRAVIDEZ PRECOCE.