ESTE ESTUDO PROCURA DESENVOLVER UMA ANÁLISE NAS DISCUSSÕES REALIZADAS SOBRE O CONSELHO ESCOLAR NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, PUBLICADOS EM TESES DE 2013 A 2017, DISPONIBILIZADAS NO SITE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. ACRESCENTANDO A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES DESSE MECANISMO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA. A SELEÇÃO DAS TESES OCORREU SEGUINDO UMA PERSPECTIVA TEMPORAL, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA, AS PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS PARA VISUALIZAÇÃO NO SITE, QUE DATAM O ANO DE 2013, E AS ÚLTIMAS QUE SÃO DE 2017. ANALISAMOS O CORPUS DE ACORDO COM O FOCO DE PESQUISA, A ABORDAGEM METODOLÓGICA, OS RESULTADOS ENCONTRADOS E AS CONSIDERAÇÕES FINAIS DOS ESTUDOS. FORAM DESTACADAS AS ESFERAS BUROCRÁTICA E DEMOCRÁTICA COMO PONTOS IMPORTANTES NA CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR, ALÉM DA CONTRADIÇÃO NO QUE SE REFERE A PARTICIPAÇÃO DE QUANDO DESCRITA TEORICAMENTE E DE COMO OCORRE REALMENTE NA PRÁTICA. NÃO É FÁCIL MUDAR UMA CULTURA NA QUAL O INDIVÍDUO PARTICIPA POR OBRIGAÇÃO E NÃO POR DIREITO E BUSCA DE MELHORIA, ATRAVÉS DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS, COMO O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES, SE CONSEGUIRÁ AOS POUCOS DESENVOLVER UMA NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E DA SOCIEDADE NO GERAL.