PARA ESTIMULAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE E CRIATIVIDADE, É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS VARIADOS NOS DIA A DIA DA SALA DE AULA. SENDO A BIOLOGIA, UMA DISCIPLINA QUE REQUER A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA REFORÇAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, A PROPOSTA DO TRABALHO VEM COM O OBJETIVO DE ANALISAR A UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, REALIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE COELHO NETO – MARANHÃO, ALÉM DE OBSERVAR O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES. PARA OBTER OS DADOS, FOI UTILIZADO QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES NAS ESCOLAS, CAMPO DA PESQUISA. OBSERVA-SE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES APESAR DE REALIZAREM UM PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS, POUCO VARIAM NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIVERSIFICADAS, COMO USO DE JOGOS, PARÓDIAS, AULAS PRÁTICAS, ENTRE OUTROS, FAZENDO DOS LIVROS DIDÁTICOS E DATASHOW OS RECURSOS MAIS PRESENTES. SÃO NECESSÁRIAS INOVAÇÕES DE MODO QUE VENHA A DESPERTAR UMA REFLEXÃO E TORNAR OS DISCENTES AGENTES ATIVOS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, ASPECTO DE IMPORTÂNCIA INEGÁVEL, E CORROBORADO PELA PRÓPRIA AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DAS ESCOLAS CAMPO DA PESQUISA.