A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA COM A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA-COM VIDA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58302 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3196 "inscrito_id" => 11612 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA COM A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA-COM VIDA" "resumo" => "EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A COM-VIDA (COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA) É UMA NOVA ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA E CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, DIRETORES E COMUNIDADE. O PRINCIPAL PAPEL DA COM-VIDA É CONTRIBUIR PARA UM DIA-A-DIA PARTICIPATIVO, DEMOCRÁTICO, ANIMADO E SAUDÁVEL NA ESCOLA, PROMOVENDO O INTERCÂMBIO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE. POR ISSO, A COM-VIDA CHEGA PARA SOMAR ESFORÇOS COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA, COMO O GRÊMIO ESTUDANTIL, A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES E O CONSELHO ESCOLAR, TRAZENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODAS AS DISCIPLINAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO CONHECEROS LIMITES, POTENCIALIDADES E EXPERIÊNCIA DA COM-VIDA, SOB ANÁLISE DA INFLUÊNCIA QUE A MESMA EXERCE NO DESEMPENHO DA ESCOLADE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA. A PESQUISA FOI CONCEBIDA COM BASE EM OBSERVAÇÕES E DEPOIMENTOS DOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, TENDO COMO INSTRUMENTOS ROTEIROS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS CONSTATOU-SE QUE A COM-VIDA TEVE/TEM POTENCIALIDADE E INFLUENCIA PARA EXERCER UM BOM DESEMPENHO NA ESCOLA, MAS É PRECISO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE SEUS MEMBROS PARA QUE O TRABALHO POSSA FLUIR E DESPERTAR INTERESSE NA COMUNIDADE ESCOLAR, AS AÇÕES PRECISAM SER PLANEJADAS, DISCUTIDAS EM CONJUNTOS E EXECUTADAS. PORÉM, HÁ POUCO INTERESSE DA COMUNIDADE ESCOLAR NA TOMADA DE DECISÕES, E ISSO É MOTIVADO PORQUE A ESCOLA E OS MEMBROS DA COM-VIDA NÃO FAVORECEM ESSA PARTICIPAÇÃO OU AINDA PORQUE ESTA DESCONHECE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, COM-VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11612_15092019115202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIETE PANTOJA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "GRACIETE PANTOJA" "autor_email" => "gracietepantoja@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58302 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3196 "inscrito_id" => 11612 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA COM A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA-COM VIDA" "resumo" => "EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A COM-VIDA (COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA) É UMA NOVA ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA E CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, DIRETORES E COMUNIDADE. O PRINCIPAL PAPEL DA COM-VIDA É CONTRIBUIR PARA UM DIA-A-DIA PARTICIPATIVO, DEMOCRÁTICO, ANIMADO E SAUDÁVEL NA ESCOLA, PROMOVENDO O INTERCÂMBIO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE. POR ISSO, A COM-VIDA CHEGA PARA SOMAR ESFORÇOS COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA, COMO O GRÊMIO ESTUDANTIL, A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES E O CONSELHO ESCOLAR, TRAZENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODAS AS DISCIPLINAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO CONHECEROS LIMITES, POTENCIALIDADES E EXPERIÊNCIA DA COM-VIDA, SOB ANÁLISE DA INFLUÊNCIA QUE A MESMA EXERCE NO DESEMPENHO DA ESCOLADE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA. A PESQUISA FOI CONCEBIDA COM BASE EM OBSERVAÇÕES E DEPOIMENTOS DOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, TENDO COMO INSTRUMENTOS ROTEIROS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS CONSTATOU-SE QUE A COM-VIDA TEVE/TEM POTENCIALIDADE E INFLUENCIA PARA EXERCER UM BOM DESEMPENHO NA ESCOLA, MAS É PRECISO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE SEUS MEMBROS PARA QUE O TRABALHO POSSA FLUIR E DESPERTAR INTERESSE NA COMUNIDADE ESCOLAR, AS AÇÕES PRECISAM SER PLANEJADAS, DISCUTIDAS EM CONJUNTOS E EXECUTADAS. PORÉM, HÁ POUCO INTERESSE DA COMUNIDADE ESCOLAR NA TOMADA DE DECISÕES, E ISSO É MOTIVADO PORQUE A ESCOLA E OS MEMBROS DA COM-VIDA NÃO FAVORECEM ESSA PARTICIPAÇÃO OU AINDA PORQUE ESTA DESCONHECE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, COM-VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID11612_15092019115202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIETE PANTOJA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "GRACIETE PANTOJA" "autor_email" => "gracietepantoja@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }