EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A COM-VIDA (COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA) É UMA NOVA ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA E CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, DIRETORES E COMUNIDADE. O PRINCIPAL PAPEL DA COM-VIDA É CONTRIBUIR PARA UM DIA-A-DIA PARTICIPATIVO, DEMOCRÁTICO, ANIMADO E SAUDÁVEL NA ESCOLA, PROMOVENDO O INTERCÂMBIO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE. POR ISSO, A COM-VIDA CHEGA PARA SOMAR ESFORÇOS COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA, COMO O GRÊMIO ESTUDANTIL, A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES E O CONSELHO ESCOLAR, TRAZENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODAS AS DISCIPLINAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO CONHECEROS LIMITES, POTENCIALIDADES E EXPERIÊNCIA DA COM-VIDA, SOB ANÁLISE DA INFLUÊNCIA QUE A MESMA EXERCE NO DESEMPENHO DA ESCOLADE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANA DALILA FERREIRA DE OLIVEIRA. A PESQUISA FOI CONCEBIDA COM BASE EM OBSERVAÇÕES E DEPOIMENTOS DOS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, TENDO COMO INSTRUMENTOS ROTEIROS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS CONSTATOU-SE QUE A COM-VIDA TEVE/TEM POTENCIALIDADE E INFLUENCIA PARA EXERCER UM BOM DESEMPENHO NA ESCOLA, MAS É PRECISO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE SEUS MEMBROS PARA QUE O TRABALHO POSSA FLUIR E DESPERTAR INTERESSE NA COMUNIDADE ESCOLAR, AS AÇÕES PRECISAM SER PLANEJADAS, DISCUTIDAS EM CONJUNTOS E EXECUTADAS. PORÉM, HÁ POUCO INTERESSE DA COMUNIDADE ESCOLAR NA TOMADA DE DECISÕES, E ISSO É MOTIVADO PORQUE A ESCOLA E OS MEMBROS DA COM-VIDA NÃO FAVORECEM ESSA PARTICIPAÇÃO OU AINDA PORQUE ESTA DESCONHECE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.