A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ELABORADO DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, DISCUTIR A RELEVÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS DE DOIS ANOS, EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI), LOCALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. E, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REFLETIR SOBRE O USO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ACOMPANHAMENTO DAS RELAÇÕES E DOS SABERES QUE SE CONSTITUÍRAM NO REFERIDO CONTEXTO; APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DOCUMENTADAS DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS. AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO RAPOPORT (2001), FOCHI (2015); OLIVEIRA-FORMOSINHO (2007) E OSTTETO (2018) FUNDAMENTARAM AS DISCUSSÕES ACERCA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO. OS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SENDO A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA A ESTRATÉGIA UTILIZADA COMO APOIO AO REGISTRO DAS INFORMAÇÕES DO QUE FOI OBSERVADO NO CAMPO DE PESQUISA. COM O REFERIDO ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CEI, COMO ESTRATÉGIA PARA O ACOMPANHAMENTO DAS RELAÇÕES E DOS SABERES QUE SE CONSTITUÍRAM NO DECORRER DO REFERIDO PROCESSO.