AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SÃO CONSIDERADAS COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS COM IMAGENS DESENHADAS E TEXTOS RELACIONADOS A ELAS. AS HQS PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS INSTIGADORAS PARA PROBLEMATIZAR QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE FACILITAR E DINAMIZAR A COMPREENSÃO DE DIFERENTES CONCEITOS DOS PROBLEMAS. A UTILIZAÇÃO DE HQS EM SALA DE AULA PERMITE UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POIS CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO DO SENSO CRÍTICO, PROPORCIONA MAIOR REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO, AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA A AULA E AGUÇA A CRIATIVIDADE. PENSANDO NISSO, FOI LANÇADO A PROPOSTA DE UTILIZAR AS HQS COMO FERRAMENTA DE LEITURA E ESCRITA DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS. A OFICINA FOI PENSADA E REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID DA ESCOLA EEMTI- WILSON GONÇALVES, NA CIDADE DO CRATO, DURANTE A ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A CONFECÇÃO DESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A CRITICIDADE DOS ALUNOS ACERCA DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA COMUNIDADE, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM. A APLICAÇÃO FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA VISITA NA COMUNIDADE, ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E INSTIGADOS A OBSERVAR E RELATAR ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, HOUVE UMA OFICINA SOBRE OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS HISTÓRIAS. OBSERVOU-SE QUE AS OFICINA, HQS PRODUZIDAS CORROBOROU COM A PROPOSTA, DEMONSTRANDO QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM ANALISAR AS QUESTÕES E PROPONDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. OS ROTEIROS MOSTRARAM COERÊNCIA E SEQUÊNCIA LÓGICA NO PAPEL DOS PERSONAGENS QUE FORAM CRIADOS PARA PROTAGONIZAR AS HQS, APRESENTANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS ESPECÍFICOS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS PROBLEMAS ABORDADOS. CONSTRUIU-SE PROPOSTAS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS INVESTIGADOS. CONCLUI-SE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICO QUE APROXIMA OS ALUNOS DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM, E DESPERTA NELES UMA MAIOR CONSCIÊNCIA AMBIENTAL QUANTO À SUAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSES RESULTADOS RESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E REAFIRMA O MÉTODO UTILIZADO.