PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NA ÚLTIMA DÉCADA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62012 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4356 "inscrito_id" => 9498 "titulo" => "PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NA ÚLTIMA DÉCADA" "resumo" => "RESUMO: AS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) CONFIGURAM-SE COMO UM DOS PILARES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE, SENDO CONSIDERADA FERRAMENTA DE INSERÇÃO DESTES NA ÁREA DA PESQUISA. DIANTE DESSE CONTEXTO, A ENFERMAGEM TEM SE APROPRIADO DA PESQUISA COMO SUBSÍDIO PARA A EFETIVAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS LABORAIS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO, DO TIPO ESTADO DA ARTE, TENDO COMO PRINCIPAL ESCOPO MAPEAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E IC NO CURSO DE ENFERMAGEM, PAUTADO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2008 A 2018. UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS: A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁGICA EM QUATRO BANCOS DE DADOS – CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES); PORTAL DE PERÍODICOS DA CAPES; SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO) E O PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), RESULTANDO EM 13 PRODUÇÕES PARA ANÁLISE FINAL. O TRATAMENTO DOS DADOS SE DEU ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ATRAVÉS DO QUAL ENGENDROU-SE QUATRO CATEGORIAS DE ANÁLISE: CONCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE PESQUISA/IC PARA OS ALUNOS E DOCENTES; CONTRIBUIÇÕES DA IC PARA A FORMAÇÃO DISCENTE; ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC E CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E DE SUAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. CONCLUI-SE QUE ESSE ESTUDO PERMITIU VISUALIZAR AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC NO CURSO DE ENFERMAGEM SOB MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, PROMOVENDO UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PRINCIPAIS ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERPASSAM A REFERIDA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E ENSINO, ESTADO DA ARTE, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID9498_26092019153549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TAYRINE STÉPHANNE PINHO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "TAYRINE STÉPHANNE" "autor_email" => "tayrine_fernandes30@hotma" "autor_ies" => "IFRN-UERN-UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62012 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4356 "inscrito_id" => 9498 "titulo" => "PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NA ÚLTIMA DÉCADA" "resumo" => "RESUMO: AS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) CONFIGURAM-SE COMO UM DOS PILARES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE, SENDO CONSIDERADA FERRAMENTA DE INSERÇÃO DESTES NA ÁREA DA PESQUISA. DIANTE DESSE CONTEXTO, A ENFERMAGEM TEM SE APROPRIADO DA PESQUISA COMO SUBSÍDIO PARA A EFETIVAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS LABORAIS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO, DO TIPO ESTADO DA ARTE, TENDO COMO PRINCIPAL ESCOPO MAPEAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E IC NO CURSO DE ENFERMAGEM, PAUTADO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2008 A 2018. UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS: A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁGICA EM QUATRO BANCOS DE DADOS – CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES); PORTAL DE PERÍODICOS DA CAPES; SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY (SCIELO) E O PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), RESULTANDO EM 13 PRODUÇÕES PARA ANÁLISE FINAL. O TRATAMENTO DOS DADOS SE DEU ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ATRAVÉS DO QUAL ENGENDROU-SE QUATRO CATEGORIAS DE ANÁLISE: CONCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE PESQUISA/IC PARA OS ALUNOS E DOCENTES; CONTRIBUIÇÕES DA IC PARA A FORMAÇÃO DISCENTE; ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC E CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E DE SUAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. CONCLUI-SE QUE ESSE ESTUDO PERMITIU VISUALIZAR AS PRÁTICAS DE PESQUISA/IC NO CURSO DE ENFERMAGEM SOB MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS, PROMOVENDO UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PRINCIPAIS ENTRAVES E DESAFIOS QUE PERPASSAM A REFERIDA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E ENSINO, ESTADO DA ARTE, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID9498_26092019153549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TAYRINE STÉPHANNE PINHO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "TAYRINE STÉPHANNE" "autor_email" => "tayrine_fernandes30@hotma" "autor_ies" => "IFRN-UERN-UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }