ENQUANTO UM DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DO IFRN O CONSELHO DE CLASSE SE APRESENTA COM A FUNÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO DIRETOR ACADÊMICO EM ASSUNTOS DE NATUREZA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E É CONSIDERADO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO DE AVALIAÇÃO CONTINUADA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS DIVERSOS ATORES ENVOLVIDOS (ALUNOS, PROFESSORES, PAIS DE ALUNOS, EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA, COORDENAÇÃO DE CURSO E DIREÇÃO ACADÊMICA). O PRESENTE TRABALHO SE PROPÕE A SOCIALIZAR O PERCURSO DE VIVÊNCIA DO CONSELHO DE CLASSE COM DESTAQUE PARA AS SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DO LUGAR E DA ÓTICA DE MEMBRO DA EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DO IFRN NO CAMPUS JOÃO CÂMARA. PARA TANTO, LANÇOU-SE MÃO DOS DOCUMENTOS REGIMENTAIS DA INSTITUIÇÃO QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA, DOS REGISTROS DO SETOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE PLANEJAR, EXECUTAR E AVALIAR OS CONSELHOS DE CLASSE E ADOTOU-SE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO DE INTERLOCUÇÃO CARLOS HENRIQUE CARRILHO CRUZ. EM SÍNTESE, REITERA-SE O QUANTO O CONSELHO DE CLASSE CONTRIBUÍ PARA QUALIFICAR O PERCURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE, COMO EXPOSTO NOS RELATOS, OPORTUNIZA A SOCIALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS AVALIADAS COMO EXITOSAS PELOS ALUNOS, O COMPARTILHAMENTO E CONSEQUENTE ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS EM SITUAÇÕES MAIS PERICLITANTES E, SOBRETUDO, A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ALTERNATIVAS PARA MELHOR ENCAMINHAR AS SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. TENDO POR OUTRO LADO, A CLAREZA QUE AINDA HÁ NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO DESSE ESPAÇO, A PARTIR DA MAIOR ABERTURA A REFLEXÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PELOS PROFESSORES E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS PAIS.